Sair

SJDHDS realiza ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Nesta terça-feira (11), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizou uma ação interna em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho.

Durante a tarde, integrantes da Coordenação de Apoio à Pessoa Idosa, através da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH/SJDHDS), distribuíram material informativo e um laço roxo, símbolo da campanha, para servidores, colaboradores e visitantes da instituição.

Esse ano, a campanha apresenta a temática: “A Pessoa Idosa: Respeito, Gratidão e Cuidado. Jamais Violência” e tem como objetivo chamar atenção da sociedade para as formas de violência sofridas pela pessoa idosa e sobre a importância de denunciar esse tipo de violação.
Segundo Lúcia Mascarenhas, coordenadora de Apoio à Pessoa Idosa da SJDHDS, esse é um tema que merece atenção, informação e a busca pela sua erradicação, uma vez que a violência contra o idoso se caracteriza como violação aos direitos humanos.

“É importante conscientizar e informar às pessoas, especialmente às vítimas, sobre as formas de violência e as formas de enfrentamento. Infelizmente, parte da sociedade encara o envelhecimento como um problema, gerando os atos e manifestações de violência a esta faixa etária”, destacou ela.

Para Daiva Brito, assessoria técnica da Suprad, a Campanha é uma boa iniciativa, pois é um tema que ainda é pouco debatido entre a sociedade. “Percebo que há muita discriminação contra a pessoa idosa, e que precisamos fortalecer os programas voltados para esse público".