Sair

Servidores da SJDHDS estão convidados a participar da inauguração da nova sede do Neojiba

O Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), ganhará uma nova sede no Parque do Queimado, em Salvador.

A inauguração acontece na próxima terça-feira (09), a partir das 9h30, com as presenças do governador Rui Costa e do secretário Carlos Martins.  Os servidores da Secretaria estão convidados a participar do evento.

 "Essa será uma oportunidade para o servidor conhecer o Parque e se aproximar um pouco mais do Neojiba, afinal esse é um Programa da nossa secretaria e que  conta com a dedicação da nossa equipe técnica", comentou o secretário. Durante a inauguração, um telão será montado, para os convidados possam visualizar melhor todo o evento, que tem na programação apresentação da Orquestra e Coro Neojiba , com interpretações de três peças orquestrais, da ópera "O Retirante" , de Elomar,  do Hino da Bahia e Ode a Alegria. Além disso, o evento também contará com a participação dos cantores Mateus Aleluia, Elomar e João Omar.

A nova sede do Neojiba recebeu um investimento de aproximadamente R$ 12,3 milhões, provenientes do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contempla uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 espectadores; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores, depósito para instrumentos e banheiros; são seis salas de ensaio entre 10 e 70 metros quadrados; além de depósitos para instrumentos e isolamento térmico e acústico de alta tecnologia. 

A acústica é a primeira no Brasil assinada pela conceituada NagataAcoustics, responsável pelo projeto de algumas das melhores salas de concerto do mundo, a exemplo da Nova Philharmonie, de Paris, e do Disney Hall, em Los Angeles. O espaço também abrigará a equipe técnica de desenvolvimento social e pedagógica.

Mais de seis mil crianças, adolescentes e jovens já foram beneficiados pelo Programa que dispõe de 13 núcleos em Salvador e interior do estado, e atua em 29 municípios de 13 territórios de identidade da Bahia, através da Rede de Projetos,  que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical como meio de desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens.  Esse trabalho resultou em mais 721 apresentações musicais do Neojiba, para um público aproximado de 420 mil pessoas.