Sair

Motoristas são capacitados para o combate ao tráfico de pessoas

Motoristas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) participaram de uma capacitação sobre combate ao tráfico de pessoas e o trabalho escravo. O encontro, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (05), contou com palestras de técnicos da SJDHDS e inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ação marca o início da campanha Coração Azul, criada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Aqui na Bahia, a SJDHDS realizará uma série de encontros e eventos para mobilizar a sociedade e alertar para a necessidade de denunciar.

“Realizamos ações durante todo o ano, mas nesse período, especificamente, nós fazemos uma ampliação para alertar a sociedade sobre a importância de denunciar e estar mobilizados contra essas situações que ainda acontecem em pleno século XXI”, afirmou Jones Carvalho, superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos da SJDHDS.

Presente no encontro, o motorista Denilson Batista Chagas ressaltou a importância da capacitação para quem atua na área. "Valeu muito a pena, a gente aprende cada vez mais. Estamos na estrada o tempo todo, então, as qualificações e capacitações são fundamentais. O encontro de hoje foi muito proveitoso e a repercussão entre os colegas foi muito boa. Espero que muitos outros aconteçam", afirmou.

A ação contou ainda com a participação dos inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Davi Santos e André Fraga, que fizeram uma palestra sobre a necessidade da direção responsável e prudente, além de explicar como funciona a dinâmica das operações, que muitas vezes são arriscadas.

Para o motorista Bruno Falcão, o encontro fugiu do senso comum e foi muito positivo. "É interessante porque, no dia a dia, a gente acaba ficando muito automatizado nas coisas que fazemos, achando que está dirigindo de forma correta, de forma segura, quando na verdade sem perceber, estamos cometendo alguns erros. Aprendi muita coisa nova e reforcei outras que eu já sabia", explicou.

O encontro contou com as presenças de Juracy Abondanza, coordenador do setor de transporte, além de motoristas de outras secretarias e órgãos do Governo do Estado. Para o diretor administrativo da SJDHDS, Welhington Queiroz Motta, "muitas outras ações serão realizadas com o objetivo de promover cada vez mais um trabalho seguro e eficiente para todos. Especialmente para o setor de transporte, vamos abordar a questão da educação no trânsito, o cuidado e a direção defensiva".

Confira aqui a galeria de fotos.